Dicas - Hell Patrol

Dicas


1. Antes de iniciar a viagem, contar a quantidade de Motocicletas, estabelecer a velocidade padrão, estabelecer a formação do comboio e definir as paradas técnicas, onde todos devem obedecer;

2. A formatação em estradas será intercalada e obedecerá ao distanciamento seguro de 20 (vinte) metros, para velocidade igual ou inferior a 60 km/hora e o mínimo de 30 (trinta) metros para velocidade acima de 60 km/hora, devendo o batedor (primeiro da fila) se manter à esquerda, próximo à faixa central da pista, o segundo à direita, e assim sucessivamente;

3. O batedor do comboio é a Motocicleta mais rápida e piloto mais experiente;

4. O batedor não poderá fazer “zigue zaque” na pista, alterando sua trajetória apenas e tão-somente para evitar obstáculos e nas tangências de curvas, quando for o caso;

5. O cerra fila é, também, uma Motocicleta rápida e piloto experiente;

6. Estabelecida a velocidade padrão, que nunca deve menor que a velocidade legal da pista, todos devem manter. Aquele que não acompanhar por motivo que não seja atribuído a problemas na Motocicleta, ficará para trás sem a obrigação dos demais de esperar;

7. Manter-se afastado dos demais veículos da pista; ultrapassando quando em velocidade inferior a da Motocicleta ou deixando-o seguir em frente quando em velocidade superior;

8. Todos devem manter a visão, pelo retrovisor, da Motocicleta que vem logo atrás;

9. Na ultrapassagem de carros, caminhões e ônibus, sempre pela esquerda, *deverá ser dada preferência* para o mínimo de duas Motocicletas por vez;

10. Evitar manter-se atrás de veículos, pois deles podem se soltar peças, parafusos, pedras, lata de cerveja, cigarro etc;

11. Na ultrapassagem o piloto se apresentará no retrovisor do veículo a ser ultrapassado onde o início se dará quando tiver a certeza de que foi visto pelo Motociclista;

12. Na ultrapassagem sempre lembrar que o veículo a ser ultrapassado tem o ponto cego, razão pela qual é imperativo “sair dele”;

13. Quando ultrapassar empreender velocidade de no mínimo 30% acima da velocidade do veículo a er ultrapassado, evitando assim manter-se maior tempo lado a lado.

14. Evitar ser ultrapassado por ônibus e caminhões, pois eles, sendo altos, teem maior área no ponto cego, não vêem a Motocicleta e “cortam” no meio da ultrapassagem;

15. Após ultrapassar, retornar à pista de direção “abrindo” a passagem para a Motocicleta que chega da retaguarda, mesmo que a posição no comboio não seja aquela;

16. Só iniciar a ultrapassagem quando estiver convicto do que vai fazer a fim de evitar desistências abruptas que expõem a riscos a Motocicleta da retaguarda e que também iniciou o procedimento de ultrapassagem, muitas vezes “vindo lançada”;

17. Desligar o celular ou colocar no silencioso. Primeiro para não ficar na ansiedade de atender. Segundo para evitar paradas bruscas e não esperada por quem vem logo atrás;

18. Ultrapassagem pela direita é definitivamente proibida, pois expõe a riscos o ultrapassado, sendo, pois, objeto de reprimenda formal e ser xingado de FDP;

19. Se precisar parar, erguer o braço esquerdo; se for o cerra fila, piscar o farol alto;

20. Ideal para viagem em comboio é utilizar rádio VHF – batedor e cerra fila;

21. Em cada para parada, seja ela por qual motivo for, o líder do comboio deve contar as unidades que o formam;

22. Em grandes percursos entre duas paradas técnicas programadas, o líder se obriga a deixar ser ultrapassado por todos, ocasião em que fará a contagem das unidades que formam o comboio;

23. É atribuição do cerra fila, na saída de qualquer parada, contar as unidades do comboio;

24. Não confundir viagem com passeio. A primeira se dá, via de regra, em BR’s, cujo fluxo de veículos é mais intenso. Já a segunda se dá em estradas vicinais onde o fluxo de veículos é pequeno, normalmente o passeio acontece em pequenos percursos;

25. A redução brusca da velocidade sem nenhum motivo aparente poderá causar acidentes ou, no mínimo, transtorno para quem vem na retaguarda, portanto a regra é evitar se distrair com conversas com o carona ou vislumbrar a paisagem;

26. Evitar gesticular quando conversa com o carona, pois um gesto poderá confundir todos na retaguarda.



© 2011 webdesign by Pink Purple